07 setembro, 2009

Uma característica minha, entre outras tantas.

Desde muito cedo que tendo a criar laços, sejam assumidos ou não, com pessoas de difícil trato. Poderá isto ser porque me dá mais luta conseguir uma aproximação a essas pessoas, porque sinto que essas pessoas são mais desprezadas, ignoradas e tantas vezes julgadas sem qualquer sentido ou porque acho que consigo ajudá-las como poucas pessoas conseguem, ou mesmo querem?
Talvez um pouco das três, não sei bem, mas acho que é a última que melhor descreve essa tendência. Isto porque sempre achei, e continuo a achar, que sei avaliar muito bem a personalidade de cada um e as razões que levaram a essa personalidade. Mas será que consigo mesmo fazer isso, ou é pura mania? É porque se olhar para trás, até acho que acerto na maioria das vezes, mas lá está, os outros não o conseguirão também fazer? E ainda há a questão de que, se para além de saber o que se passa, consiga ajudar em alguma coisa...
Com a idade (não que seja muito velha) aprendi a seleccionar, cada vez mais, as pessoas com quem me dou e com quem me preocupo. Assim, é-me fácil dizer que tento falar e orientar no caminho que me parece mais sensato, o que não acontecia quando dei comigo a fazer este tipo de coisas. Normalmente, dava-me com as pessoas mas não conseguia nem ajudar, nem sequer demonstrar o carinho que por elas sentia. Será isso um progresso na minha pessoa? Será correcto sequer? Parece-me que sim mas, mais uma vez, quem sou eu para me julgar?!...

Sem comentários:

Enviar um comentário